concepções éticas propostas por Platão e Epicuro
Disciplina: Filosofia e Estética
Pergunta: Quais as semelhanças e as diferenças mais significativas entre as concepções éticas propostas por Platão e Epicuro? Responda utilizando as argumentações dos dois autores.
Existem várias semelhanças entre Platão e Epicuro. Podemos citar por exemplo, a opinião dos dois em relação à prática filosófica como meio alcançar a felicidade. Na "carta sobre a felicidade" à Meneceu temos essa opinião de Epicuro explicitada na seguinte frase:
"Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem canse o fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma. E quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou assemelha-se ao que diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz".
Platão por sua vez, manifesta a sua opinião em relação à Filosofia como uma diferenciação do senso comum. Somente a través do saber especializado é que estaríamos verdadeiramente filosofando.
"Sócrates - Não julgas que se disse com muito acerto que não devem ser consideradas todas as opiniões dos homens, mas somente algumas, e não as de todos os homens, mas somente de alguns? (...)"
Outra semelhança que podemos perceber entre os dois filósofos é a necessidade da ausência do medo, em especial do medo da morte, para a verdadeira felicidade. No diálogo entre Sócrates e Críton, Sócrates afirma:
“Seria ridículo, Críton, na minha idade, recear a morte.”
Quanto a Epicuro, em sua “Carta sobre a felicidade” defende a morte como a privação das sensações. Neste trecho, ele demonstra que a morte não deve ser temida:
“Então, o mais terrível de todos os males, a morte, não significa nada para nós, justamente porque quando estamos vivos, é a morte que não está presente; ao contrário, quando a morte está presente, nós é que não estamos. A morte, portanto, não é nada, nem para os vivos, nem para os mortos, já que para