Concepções sobre a escola
Superar a supremacia HOMEMBRANCOHETEROSEXUALRELIGIOSO depende basicamente da aceitação de que somos muito mais que uma definição, um rótulo, um estigma. Somos complexos, diversificados e altamente potenciais dentro da unicidade de cada um.
O papel da educação não se restringe à mera transmissão de conhecimentos formais. Escola é o espaço que permite a promoção da cidadania. O reconhecimento da diversidade de valores morais e culturais em meio a uma sociedade vista como heterogênea se faz necessário, e a vivência escolar possibilita esta intervenção da realidade social em sua diversidade.
A escola e o docente devem estar preparados para a complexidade diversificada dos que se apresentam para o processo ensino aprendizado e pronta para aproveitar a diferença individual como instrumento para uma formação mais ampla e consistente com o que é real em uma sociedade que é plural.
Mas também existem características que são próprias dos profissionais da educação que precisam ser levadas em conta, uma vez que lidar com a preparação de seres humanos nos aspectos cognitivos e afetivos, o que acarreta uma diversificação de atitudes para contemplar diferentes demandas escolares e sociais. Trata-se dos quatro saberes necessários à formação do professor: resiliência, humor, cuidado com o outro e luta contra a cegueira da especialização.
A ação do docente que almeja tratar com sensibilidade a formação do educando é explicitada pela persistência e disciplina numa tentativa de