Concepções de texto e leitura
CONCEPÇÃO DE LEITURA COM FOCO NO AUTOR Nessa concepção a leitura é uma atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. A leitura é um reflexo do pensamento do autor, por isso, quanto mais se conhecer sobre ele melhor será a leitura Nela o texto é visto como um produto do pensamento e das intenções do autor, bastando ao leitor somente, captar essas intenções. (Koch & Elias, 2006)
CONCEPÇÃO DE LEITURA COM FOCO NO TEXTO Nessa concepção o texto funciona como ferramenta de comunicação. A leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linearidade, uma vez que “tudo está dito no dito”. O texto deve ser decodificado pelo leitor/ouvinte, devendo este, simplesmente ter conhecimento do código utilizado. Nesta concepção o leitor apenas realiza uma atividade de reconhecimento, de reprodução, portanto, o que vale é a palavra escrita. (Koch & Elias, 2006)
CONCEPÇÃO DE LEITURA COM FOCO NO AUTOR-TEXTO-LEITOR Essa é uma concepção interacional da língua, onde os sujeitos são vistos como atores/ construtores sociais, sujeitos ativos que constroem e são construídos no texto, considerado o próprio lugar da interação e da constituição dos interlocutores. Nessa concepção o sentido de um texto é construído na interação texto-sujeitos e não algo que preexista a essa interação. A leitura do texto é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo. (Koch & Elias, 2006) Das três concepções de texto e de leitura definidos por Koch e Elias, a que considero mais adequada é a da leitura com foco no autor-texto-leitor, por ser a única que trata a leitura como uma atividade na qual se leva em conta as