concepções de educação
Na parte do texto referente às considerações finais reflita sobre sua prática ou conhecimento da realidade escolar, comentando e citando exemplos da realidade contextualizando-os teoricamente. (Explicite ou comente sobre sua prática ou contexto escolar situando pedagogicamente dentro das perspectivas estudadas como poderiam ser enquadradas práticas escolares).
Relacione os modelos de ensino e de escolas que você conhece, bem como as experiências vivenciadas ao longo da sua vida, com os modelos de escolas apresentados nestas semanas.
Quais os aspectos considerados mais importantes para você durante toda a sua leitura e reflexão?
Que relações podem ser estabelecidas entre as situações didáticas que você conhece ou prática em sua sala de aula e as tendências e teorias pedagógicas caracterizadas nestas semanas?
A teoria não crítica afirmava que a escola tem a função de preparar os indivíduos para que possam ser bons cidadãos da sociedade e para que isso ocorra, devem se adaptar aos valores e normas da sociedade. Essa tendência surgiu como uma alternativa para o ensino religioso, por volta do século XVI, buscando atender os interesses da classe burguesa. Os liberais eram grupos de intelectuais burgueses que justificavam o modelo do capitalismo, baseado na distinção entre as classes. Não tinha a ideia de modificar o sistema escolar excludente, mas apenas a forma de ensinar. Assim, segundo essa tendência, a escola deve funcionar para produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
O objetivo das escolas era de promover o fim da desigualdade social, tornando iguais as chances para indivíduos de classes diferentes. Porém, o que se observava era uma evasão escolar e reprovação, confirmando assim que os objetivos propostos não foram atingidos. As teorias crítico reprodutivistas foram pensadas por sociólogos franceses, defendendo a ideia de uma violência simbólica. Contrariamente às teorias não críticas, as