Concepção Pedagógica de Bogdan Suchodolski
A obra “A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas: a Pedagogia da Essência e a Pedagogia da Existência” tem sido comentada entre muitos outros autores consagrados, servindo de base e apoio para novas teorias. Tal obra, faz uma retrospectiva da pedagogia clássica tradicional desde a época de Comenius e reflete sobre a pedagogia moderna.
A pedagogia moderna se apresenta em múltiplos aspectos que se distinguem em diferentes posições pedagógicas que contribuem para compreensão de um fato histórico. Durante esse processo histórico é atribuída à educação a função de realizar o que o homem deve ser, sua verdadeira essência. O essencialismo está embasado na filosofia de Platão que coloca o papel da educação como condutora do homem à descoberta da sua essência verdadeira (SUCHODOLSKI, 2004).
Foi também no renascimento que surgiram novas concepções de educação extremamente opostas, pois se alastrou em uma onda de revolta contra a pedagogia tradicional. Enquanto os humanistas mantinham os princípios da essência, outras correntes ideológicas acreditavam no direito dos homens de viverem de acordo com seu pensamento. Assim, a educação deve priorizar não só sua essência, mas principalmente sua existência (SUCHODOLSKI, 2004).
Suchodolski defende o que é possível distinguir na história do pensamento pedagógico duas tendências fundamentais: uma a da pedagogia firmada na essência do homem, outra na sua existência. Esta perspectiva abre para uma nova compreensão e uma nova leitura das grandes doutrinas pedagógicas. Partindo, ele próprio, de uma