Concepção estatica
ÍTALO DE PAULA CARVALHO
Filosofia
Perpétuo socorro
Março de 2012
ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES
Filosofia
Série: 1º
Turma: 2
Professora:Eliane
Assunto: Mitogia grega
Aluno: Ítalo de Paula Carvalho
Afrodite
A deusa do amor
Afrodite na miotologia grega , era a deusa da beleza e da paixão sexual ,considerada uma das doze divindades do Olimpo seus símbolos era a pomba , a murta, a romã e o cisnei. Afrodite também foi chamada de Vênus, e recebeu também nomes de locais onde alegavam ter nascido como Citere , Citereia ou Cípria.
A mitologia oferece duas versões de seu nascimento , segundo Hesíodo, Cronos cortou as genitais de Urano e jogou no mar, e Afrodite teria nascido da espuma do mar. Para Homero ela seria filha de Zeus e Dione.
Por sua beleza os deuses temiam que o ciúme pusesse um fim a paz que reinava entre eles dando inicio a um guerra, por esse motivo Zeus a casou com Hefesto o coxo deus do fogo, o mais feio entre os imortais, que não era visto como ameaça. Porém em função de suas vontades e desejos teve vários amantes homens mortais e outros deuses. Chegou a ter filhos com Hermes o deus mendageiro, com Ares o deus da guerra, com Apolo o deus da luz , Dionisio o deus do prazer e com o mortal o troiano Anquises .
Eros, o deus da paixão e do amor, e Anteros, o deus da ordem, são filhos de Afrodite com Ares, o deus da guerra. Eros é também conhecido como Cupido.
Com Hermes, o deus mensageiro, Afrodite gerou o deus Hermafrodito (mistura dos nomes dos pais), que tinha como características, além da beleza dos pais, os órgãos sexuais de ambos os genêros.
Com o deus Apolo teve o filho Himeneu (deus do casamento), e com Dionísio o deus do prazer, das festas e do vinho, teve o filho Príapo, o deus da fertilidade, que tinha grandes genitálias e não péssima aparência.
Afrodite gerou também um filho do mortal Anquises, que foi chamado de Enéias, e que foi um herói da Guerra de Tróia. Seduziu outros mortais como