Concepção de trabalho para weber
Na época de Weber(1864-1920), o capitalismo industrial se expandia com velocidade por toda Europa. No entanto, a Alemanha ainda era um país retardatário no processo de industrialização.
Ao estudar o capitalismo por exemplo, Weber procurou distinguir os elementos que definem este sistema e o diferencia de outras formas de comportamento econômico. Weber se pergunta de que forma as idéias e o modo de vida dos protestantes(petiica protestante), podem ser considerados como uma das caudas fundamentais na origem do moderno sistema ecoômico capitalista. Para Weber, o indivíduo é o fundamento da sociedade.
Segundo Weber, é preciso voltar ao nascimento destas instituições e entender a atividade significativa que lhes deu nascimento e as razões que os homens tinham e ainda têm para sustentar as instituições e os comportamentos sociais. É por esta razão que o indivíduo é o fudamento da explicação sociológica.
Para empreender seu estudo sobre a modernidade primeiro Weber se dedica a entender a relação que existe entre o protestantismo e a conduta ecoômica capitalista. Portanto por um lado Weber está interessado em verificar qual a influência da religião na origem do moderno sistema econômico capitalista-indústrial, mas também como segundo objetivo que é a questão central de Weber é mostrar como se dá o progresso da racionalização.
Começando pela primeira questão: a origem do capitalismo. É importante relembrar que Weber está longe de afirmar que a religião luterana foi a única causa do capitalismo. Além de admitir que o problema da origem do capitalismo admitica causas múltiplas e até infinitas, Weber não trata de afirmar que a religião(ou a ética) seria propriamente uma causa da origem do comportamento econômico capitalista, num sentido linear e determinista.
Ser capitalista, antes de tudo, não é ser uma pessoa avara, mas