Concepção de leitura
Roselane Rosa Duarte 308538
TÍTULO
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Leitura e Produção de Texto do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Naviraí/Ms
2011
Concepção de leitura
O conceito de leitura tem sido muito discutido, uma vez que se tornou tema de interesse de pesquisadores em muitas áreas, como a linguística, a Psicologia do Desenvolvimento e a História.
De acordo com Adam e Starr (apud Colomer 2002, p.29) entende-se por leitura a capacidade de compreender um texto escrito. Estes afirmam ainda que o texto proporciona apenas uma das fontes críticas de informação. È preciso que o restante provenha dos conhecimentos prévios do leito, assim ler é mais do que um simples ato de decodificação, é antes de tudo um ato de raciocínio.
Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, unindo assim as novas informações com aquelas que já possui armazenadas na mente e projeta uma nova ideia à escrita.
A leitura é um fator importantíssimo na construção do conhecimento, ela não se configura como um processo passivo. Longe disso, pois o leitor além de partilhar e recriar referenciais de mundo transforma-se num produtor de acontecimentos em função de sua compreensão e consciência crítica. (Valentini, 1999, p.63)
A leitura deve ser um processo contínuo, que precisa ser praticado para ser aprendido. Ler é compreender, é um processo de construção de significados sobre o texto que pretendemos compreender.
Valentini (1999, p.34) destaca que ninguém lê hoje porque leu ontem, assim como ninguém ama hoje porque amou ontem.
Para Silva (2003, p.49) ler em si não é viver. Ler é conseguir o devido combustível de idéias para viver em sociedade.
A leitura é o meio de que dispomos para adquirir