Concepção de família
Introdução
Através de quatro anos de trabalho na área da assistência social no Município de Colatina, pude perceber que os vínculos familiares estão fragilizados e que todo histórico de violência, maus-tratos e a falta de planejamento familiar se torna um círculo que se repete de pais para filhos, durante gerações. Portanto o presente trabalho tem o objetivo de entender o porquê dessa reprodução de modelos em determinadas comunidades de classes mais pobres, onde parece imperar o sentimento de conformismo com as situações de abandono e miséria.
Partindo dessa problemática inicial, faz-se necessário um estudo acerca das representações familiares de famílias de baixa-renda do município, usando como base as observações das famílias acompanhadas por um dos CRAS, Centro de Referencia de Assistência Social do Município. O CRAS, através da visão da equipe interdisciplinar, assistente social e psicólogo, trabalha no sentido de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Justificativa
Deste modo este estudo é de grande relevância, pois pode possibilitar novos olhares acerca do tema, facilitando o processo de empatia dos profissionais com a população atendida.
Objetivos específicos
Perceber o processo de vinculação familiar e conceito de família
Entender o significado de planejamento familiar
Discutir sobre o papel da mulher na família
Apreender a visão e cultura das famílias em questão
Revisão bibliográfica
Para começar a entender o processo de vinculação familiar faz-se necessário discutir sobre o conceito de família para as diferentes classes sociais. Partindo da visão do antropólogo Luis Fernando Duarte (1994), citado por FONSECA (2005), o valor “família” tem grande peso em todas as camadas da população brasileira. Porém, significa coisas