Concepção de Currículo e Concepção de Ensino
CONCEPÇÃO DE ENSINO
Em sentido amplo, o currículo abrange todas as experiências de aprendizagem planejadas pela escola, enfim, todas as atividades através das quais o aluno aprende, registradas e organizadas.
Num sentido restrito, é o conjunto das matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Assim, abrange o plano de estudos e o programa de ensino.
De forma ampla ou restrita, o currículo abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola.
Função: explicar e detalhar o projeto que define e/ou indica as atividades educativas escolares.
Vale ressaltar que:
O currículo é um projeto. Portanto, não é algo pronto e acabado, mas algo que muda no dia a dia;
Ele está situado entre os princípios, os objetivos e a prática pedagógica;
O currículo é abrangente, ou seja, engloba vários aspectos da escola;
Ele é um guia para a prática pedagógica, tanto dos professores como para alunos e funcionários;
O currículo deve levar em conta a realidade do local em que será aplicado.
O ensino pode ser considerado como transmissão de conhecimentos, processo em que se leva a aprender; organização de métodos de intervenção que permitem ao aluno construir seu próprio saber e processo de construção do conhecimento.
Ele compreende a participação de três elementos: o professor ou docente; o aluno ou discente; e o objeto de conhecimento (conteúdo).
O professor deve intermediar entre o aluno e o conhecimento. Porém, deve haver uma interação entre ambos, já que este é um processo que parte do social para o individual e que não é mais como nas teorias tradicionais, onde o aluno era um agente passivo. Hoje, o aluno deve participar ativamente do processo de ensino, indo em busca do saber, com o auxílio do professor, é claro, que é, como já foi dito, o intermediário.
Atualmente, o ensino não se dá apenas com a exposição oral do conhecimento pelo professor. Usam-se novas técnicas e métodos, como as tecnologias do momento (TV,