Concep O Do Conhecimento
A escola é um espaço vivo e democrático da ação educativa que garante o acesso a todos, o ensino de qualidade que favoreça a permanência do aluno, sendo o conhecimento um processo humano e histórico em busca de compreensão e organização tendo origem na pratica de formar ser pensante capaz de desejar mudanças.
A compreensão do mundo está vinculada a uma relação de um sujeito que observa a realidade e interage com ela de forma sistemática.
Na construção do conhecimento também se considera a interação social, o tempo e a cultura. A aquisição do conhecimento não acontece de forma isolada e individual, mas é fruto das relações humanas construídas. Com isso, o ser humano tem o dever de aprender e modificar o conhecimento na interação com o seu meio.
Assim, o conhecimento é um concerto dinâmico, que reconhece a herança cultural da humanidade em que a sua diversidade acolhe os avanços das diversas ciências e está aberta a toda manifestação que preserva e melhora a vida das pessoas.
Na prática pedagógica da Escola Municipal Guiomar Muniz Pereira não privilegiamos um ou outro, mas consideramos que o sujeito e objeto tem papéis importantes na relação que promove a aprendizagem e com isso, o conhecimento.
A relação é dialética, pois o sujeito opera como construtor e o objeto se apresenta com a realidade que ele traz. Mesmo porque a teoria didática do conhecimento leva em conta a pratica social a fonte do conhecimento.
Pensando na escola e especificamente na aula, como o lugar onde se dá a produção do aluno e a apropriação do conhecimento, nos preocupamos em garantir que ação do professor possibilite ao aluno construir seus conhecimentos de forma dinâmica, superando a reprodução de modelos prontos e limitados. Com isso, o professor estimula o aluno movimentar o seu potencial cognitivo atribuindo significados as soas aprendizagens. Portanto, respeitar a caminhada de cada sujeito do grupo escolar é fundamental.
E a escola assume um posicionamento