concentração de tensões
Professor: Carlson;
Período: 4; INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste no estudo do comportamento de peças com entalhe quando submetida a diferentes carregamentos e o modo como o entalhe se relaciona com comportamento, em especial mudanças bruscas de direções e ranhuras, com as tensões que são criadas e como elas se concentrarão.
Lembrando que estruturas utilizadas diariamente possuem diferentes tipos de furos, entalhes, mudanças de secções e demais variáveis que farão com que as tensões se concentrem, o que torna fundamental prevermos o modo de como tais tensões se comportarão, para prevenir possíveis falhas estruturais.
No desenvolvimento das equações básicas de tensão para tração, compressão, flexão e torção assumiram-se que nenhuma irregularidade geométrica ocorria no membro considerado. Todavia, é muito difícil projetar uma máquina sem permitir algumas mudanças nas secções transversais dos membros. Eixos rotativos devem ter mangas projetadas neles, para que os mancais possam assentar-se apropriadamente e, assim, responder às cargas axiais; devem ter também rasgos de chaveta neles usinados, a fim de sustentar polias e engrenagens. Um parafuso de porca tem uma cabeça em uma extremidade e roscas na outra extremidade, ambas responsáveis por mudanças abruptas de secção transversal. Outras peças requerem furos, ranhuras e entalhes de várias espécies. Qualquer descontinuidade em uma peça de uma máquina altera a distribuição de tensão na circunjacência, de modo que as equações elementares das tensões não mais descrevem o estado de tensão da peça nesses locais. Tais descontinuidades são denominadas aumentadores de tensão, e as regiões em que ocorrem são conhecidas como áreas de concentração de tensão.
Na prática da Engenharia, especificamente em projetos de elementos de máquinas e estruturas, o engenheiro mecânico deve prestar especial atenção à presença do efeito de concentração de tensões. Este efeito aparece,