Concentradores
Em função do seu tamanho e complexidade, uma rede pode ser composta por diversos equipamentos. A escolha e utilização de cada um podem variar bastante em função de uma serie de fatores presentes na rede. Entre os equipamentos mais utilizados e essenciais para o bom funcionamento de uma rede estão os Hubs, Switchs e Roteadores, são eles que garantem uma comunicação confiável e um melhor desempenho nas aplicações requeridas.
HUB
O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas, o mesmo possui um único barramento que distribui um único sinal para todas as maquinas da rede, ou seja, para se chegar ao destino, o sinal passar por todas as portas do hub, causando um congestionamento e lentidão da rede, até chegar ao usuário final.
No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Os hubs são adequados para redes pequenas ou redes domésticas, com, pois poucos computadores é raro que surja algum problema de desempenho.
SWITCH
O switch é um dispositivo que filtra e encaminha pacotes entre segmentos de redes locais, opera na camada 2 do modelo TCP/IP, muito semelhantes ao hub, mas com uma diferença de que os dados vindos de um computador de origem somente são repassados ao computador de destino, é baseado na construção de uma tabela contendo todos os endereços MAC de todos os dispositivos conectados a cada porta do switch, isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais