Concentracao de Substancias
CONCENTRAÇÃO DE SUBSTANCIAS
PRATICA I
Maceió -AL
2014
Resumo: Essa pratica explica a questão da diluição de determinada substancia em agua, em que a mesma ao ser diluída várias vezes ira perder concentração, para isso foi utilizado equipamentos para medição, formulas para desenvolvimento. Com isso pode-se obter alguns resultados referentes a volume, concentração e diluição da substancia e do meio em que a mesma foi introduzida.
Introdução:
Foi explicado antes da pratica o assunto referente a molaridade dos componentes além de número de mols, concentração e diluição. Foi também mostrado todos os equipamentos necessários para uso da pratica e explicações sobre eles.
Objetivos:
Verificar o estado da substancia após muitas diluições. Constatar assim como a diluição altera a concentração das substancias.
Materiais e Métodos: Para essa pratica foram utilizados os seguintes materiais:
Balão volumétrico
Proveta
Becker
Bastão de vidro
Pisseta
Balança analítica de alta precisão
Espátula ou colher de medição
Foram utilizados os seguintes reagentes:
Agua destilada (H2O)
Sulfato de cobre penta hidratado (CuSO4.5H2O)
Solução aquosa de Sulfato de cobre penta hidratado (CuSO4.5H2O)
Procedimento experimental Foi calculado a massa em gramas da substancia que iria ser diluída. Utilizando da formula n = m/M obteve-se o resultado de 2,50g da substancia para ser diluída em 100ml de agua destilada. Foi utilizada a balança volumétrica de alta precisão para medir essa quantidade. Para isso foi utilizado um Becker para colocar o sulfato de cobre penta hidratado com uma espátula e assim obter o resultado. Logo após foi colocado agua destilada e agitada para que as substancias misturassem. Após toda a diluição da substancia a solução foi despejada em um balão volumétrico de 100ml, logo após foi efetuado novos cálculos com outros valores em que foi utilizado a formula de diluição