CONCEITUANDO POL TICAS EDUCACIONAIS
EDUCACIONAIS
Profa. Dra. Denise Silva Araújo
O que é política?
Que imagem vem a sua cabeça quando você ouve a palavra “política”?
Para muitas pessoas, essa palavra evoca imagens de campanhas eleitorais, partidos, propagandas, poluição visual às vésperas de eleição.
Outros podem lembrar-se da atuação de políticos profissionais, na maioria das vezes, de maus políticos.
Isto faz com que as pessoas tomem aversão a tudo o que diz respeito à política.
Será que política é isso mesmo?
Ou melhor, será que política é só isso?
O que é política?
Em sua definição clássica, o termo política emana do adjetivo politikós, originado de polis, que se refere a tudo que se relaciona com a cidade, portanto ao urbano, público, civil.
Polis - Termo grego que se refere à cidade, compreendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos, isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais.
Com o decorrer do tempo, política passou a designar
“um campo dedicado ao estudo da esfera de atividades humanas articulada às coisas do Estado”.
Neste sentido, refere-se, hoje, principalmente ao conjunto de atividades, que, de alguma maneira são atribuídas ao Estado moderno, ou que dele emanam.
O que é Estado? Qual sua função?
Como surgiu?
Teorias com enfoque liberal: baseam-se numa interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos da história do capitalismo. Consideram que o Estado é neutro e está acima dos interesses das classes sociais
Objetivo do Estado: a realização do bem comum e o aperfeiçoamento do organismo social no seu conjunto.
Teorias com enfoque marxista: fundamentam-se em uma concepção de sociedade dividida em classes antagônicas, com interesses divergentes.
Negam a idéia de um Estado neutro, voltado para o bem comum. Estado: instituição política que representa os interesses da classe social dominante, que prevalece sobre o conjunto da sociedade. Apenas no nível aparente, estes interesses