Conceitos área da saúde
Saúde: Questiona-se a atual definição de saúde da Organização Mundial da Sáude: “situação de perfeito bem-estar físico, mental e social” da pessoa, considerada ultrapassada, primeiramente, por visar uma perfeição inatingível, atentando-se as próprias características da personalidade.
Referências: Marco Segre e Flávio Carvalho Ferraz. Departamento de medicina legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP-Brasil.
Doença: Processo patológico definido com um quadro característico de sinais e sintomas. Pode afetar o corpo inteiro ou quaisquer de suas partes. Sua etiologia, patologia e prognóstico podem ser conhecidos ou desconhecidos.
Referências: São Paulo, Martins Fontes, 1991. 274p.
Prevenção: O termo “prevenir” tem o significado de “preparar; chegar antes de; dispor de maneira que evite (dano, mal); impedir que se realize”.
Referências: Ferreira,1986.
Manutenção: é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida.
Referências: São Paulo, Martins Fontes, 1991.274p.
Recuperação: retorno parcial (ou completo) ao normal (ou atividade fisiológica adequada) de um órgão (ou parte) após doença ou trauma.
Referências: Ferreira, 1986.
Promoção: “promover” tem o significado de dar impulso a; fomentar; originar; gerar. Promoção da saúde define-se as medidas que “não se dirigem a uma determinada doença ou desordem, mas servem para aumentar a saúde e o bem-estar gerais”.
Referências: Ferreira, 1986, Leavell & Clarck, 1979:19).
Qualidade de vida: é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.