Conceitos e tarefas da administração de marketing
O autor relata que "marketing é a arte de vender produtos e mercadorias". A empresa que almeja o sucesso deve implementar um bom plano de marketing para acompanhar o grande aumento no mercado competitivo. O mundo vive em constantes mudanças, por isso as empresas devem sempre estar aposto a tais mudanças globais, e o marketing como um setor bastante importante de uma empresa é imprescindível acompanhar as inovações para atender as preferências, os desejos e suprir as necessidades dos consumidores.
As empresas devem avaliar quantas pessoas querem seus produtos e quantas estariam dispostas a compra-lo e teriam condições para adquiri-lo, por isso ter um marketing estrategista é essencial. Assim como o marketing escolhe o mercado-alvo, os profissionais do ramo escolhem qual área se especializar, são elas: bens, serviços, pessoas, eventos, experiências, lugares e organizações.
Existem 5 orientações de administração de marketing para melhor atender os clientes. São elas: orientação de produção, orientação de produto, orientação de vendas, orientação de marketing
(que é uma junção das 3 primeiras orientações, ou seja, produzir, ofertar e vender o produto) e orientação de marketing holístico.
O marketing holístico é uma implementação para os diversos programas realizados pelo marketing, ele analisa se as decisões tomadas pelas áreas dos programas estão relacionadas umas com as outras.
São vários os fatores que implicam para o bom desenvolvimento do marketing, dentre eles estão: cadeia de suprimentos, concorrências, ambientes e planejamentos. o cadeia de suprimentos: é todo processo desde a escolha da matéria prima, processamento do produto até os centros de distribuições. o concorrência: está tanto na compra dos materiais quanto na fabricação. o ambiente: abrange desde a escolha do cliente à produtos e locais propícios. o planejamento: o processo de planejamento de
marketing consiste