Conceitos e ludicidades
Conceitos e contribuições e pressupostos
Ilustrações
Lev Semionovitch Vygotsky (1896 – 1934) – Principal representante da chamada Psicologia Histórico- Cultural, estudioso que enfrentou o desafio de construir uma nova Psicologia. Vygotsky foi um cientista bielo-russo. Formou-se em Direito, História e Filosofia. Pioneiro na área sobre o desenvolvimento intelectual da criança.
Seus estudos sobre a zona de desenvolvimento proximal transformam o professor em um mediador no processo de construção do conhecimento e o jogo em um elemento que atua nessa zona, ou seja, através de brincadeiras a criança constrói seu próprio conhecimento e o professor o auxilia nesse processo. - para Vygotsky, “o brincar da criança é a imaginação em ação”. Através de seu imaginário, as crianças realizam desejos e se desprendem da realidade reduzindo a tensão e as frustações da vida real. Tornam-se flexíveis e buscam caminhos alternativos..
Jean Piaget (1896 - 1980) – Nasceu em Neuchâtel, Suiça, e desde muito cedo teve destaque intelectual, demonstrou interesse pela natureza e pelas ciências. Jean William Fritz Piaget foi um dos nomes mais influentes nomes no campo educacional. Revolucionou o modo de encarar a aprendizagem infantil, demonstrando que elas constroem seu próprio conhecimento. Ele era biólogo e nunca atuou como pedagogo.
Para Piaget, o jogo constituiu-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade. Com os jogos de regras podemos analisar por traz das respostas, informações sobre seus conhecimentos e conceitos. Esses níveis de conhecimento podem ser classificados como: Motor, Egocêntrico, Cooperação e Codificação de Regras, e são paralelos ao desenvolvimento cognitivo da criança. - para o autor, o jogo tem caráter construtivo, desenvolvendo assim o cognitivo da criança e