Conceitos E Id Ias Sobre Qualidade
CLIENTE
- É todo aquele que recebe informações, produtos ou serviços, a fim de utilizá-los para satisfazer suas necessidades, em quaisquer níveis. Há dois tipos de clientes; o INTERNO, consistente no grupo de pessoas, setores, departamentos, processos etc, existentes no meio ambiente interno da Organização e o EXTERNO, consistente nos fornecedores, consumidores, contribuintes etc que gravitam externamente ao entorno da empresa.
FORNECEDOR -
É todo aquele que emite ou produz informações, produtos ou serviços para seus clientes, sempre apoiado em processos de trabalho pré-definidos e que tenham valor agregado cada vez mais alto. Os dois tipos de fornecedores,
INTERNO e
EXTERNO, tem a mesma concepção dada ao CLIENTE (ver na página anterior). CADEIA CLIENTE-FORNECEDOR -
É a relação existente entre o fornecedor (que gera os resultados de determinada fase do processo) e seus clientes (que se utilizam desses resultados). Sempre se é fornecedor ou cliente de alguém.
Qualidade é definida como adequação ao uso - Em outras palavras, a qualidade de um produto ou serviço não é percebida da mesma forma por todos. O que para algumas pessoas é classificado como "ter excelente qualidade", para outros pode ser um produto ou serviço comum, sem nenhum atrativo extra. Em suma, a percepção da qualidade é individual.
Sobrevivência e crescimento (de empresas, de pessoas, de produtos etc) dependem da ruptura de paradigmas
. Se o alvo do qual se pretende qualidade não romper com os modelos ou padrões internalizados -por plena convicção ou por ação do tempo- não será gerado o crescimento necessário à mudança que irá conduzir à Qualidade.
Os processos que geram produtos e serviços traduzem as necessidades dos clientes - É necessária a percepção de que não há como rastrear, e muito menos suprir, as necessidades de sua clientela externa e interna se os processos (que geram métodos de trabalho e que definem as metas que irão satisfazer ou surpreender