Conceitos e diretrizes de recarga de aquiferos
AQÜÍFEROS
Carlos Magno de Souza Barbosa 1 & Arthur Mattos2
RESUMO – Os aqüíferos são reservatórios naturais de grande importância para o abastecimento humano em todo o mundo, e sua má exploração pode causar danos irreversíveis ao mesmo. Uma das principais formas de recuperação de aqüíferos se dá através da recarga artificial e intencional.
Este artigo tem como objetivo enfatizar a importância do assunto, descrever os principais sistemas de recarga artificial e apresentar os métodos de determinação da mesma.
ABSTRACT - The aquifers are natural reservoirs of great importance for the human supplying in the whole world, and a bad exploration can cause irreversible damages. One of the main forms of recovery of aquifers is through the artificial and intentional recharge. This article has as objective to emphasize the importance of the subject, to describe the main systems of artificial recharge and to present the methods of determination of the same one.
Palavras-chave: Recarga de aqüíferos, recarga artificial, métodos de recarga de aqüíferos.
INTRODUÇÃO
Embora haja o consenso da importância dos recursos hídricos subterrâneos, principalmente, no que tange o abastecimento urbano, industrial e agrícola ainda existem atividades humanas que causam impactos negativos sobre eles. A falta de políticas de zoneamento, planejamento e ordenamento territorial causam a impermeabilização das áreas naturais de recarga e concentram o fluxo superficial da água gerando problemas como enchentes e inundações. Associado a falta de recarga, causada pela impermeabilização, encontramos a sobre-explotação da água subterrânea que pode causar o esgotamento do recurso inviabilizando-o para posterior utilização.
A busca por fontes de água mais confiáveis, impulsionada pelo déficit no abastecimento de água gera uma explotação excessiva dos aqüíferos. Esta super-explotação, associada ao
1
Engenheiro Civil e Mestre em