CONCEITOS B SICOS E FUN O DO MERCADO FINANCEIRO E DE MERCADO DE CAPITAIS
Segundo (ANDREZO & SILQUEIRA,1999), o mercado financeiro é composto pelo conjunto de instituições e instrumentos financeiros destinados a possibilitar a transferência de recursos dos ofertadores para os tomadores, criando condições de liquidez do mercado.
Portanto pode –se dizer que o “mercado financeiro” é o local onde o dinheiro é gerido, intermediado, oferecendo e procurando por meios de canais de comunicação que entrelaçam na formação se sistemas. Sob o ponto de vista financeiro, o mercado financeiro encontra-se dividido em duas categorias levando em conta principalmente o prazo das operações:
Mercado De Credito: é composto pelo conjunto de instituições e instrumentos financeiros destinados a possibilitar operações de prazo curto, medio ou aleatório. Destina-se ao financiamento do consumo e a disponibilização de capital de giro para empresas. Caracteriza –se por funcionar a partir das normas contratuais, que estabelecem o valor da operação, o custo do credito, o prazo, as eventuais garantias e a forma de liquidação. Mercado de Capitais: é composto pelo conjunto de instituições e instrumentos financeiros destinados a possibilitar operações de médio ou longo prazo ou de prazo indefinido, como no caso de acções. Destina-se principalmente, ao financiamento de capital fixo, capital de giro e especiais.
O mercado financeiro é um grande fundo, do qual se pode sacar, ou no qual se pode depositar recursos. É nele que determina uma das variáveis cruciais da economia a taxa de juros que representa os termos que se podem realizar transferências intertemporais de recursos. A demanda de fundos é a demanda das unidades económicas (indivíduos, empresas ou governo) que pretendem antecipar seus recursos futuros para o presente. A oferta de fundos é a oferta das unidades económicas que desejam transferir recursos para o futuro.
Mercado Financeiro: Predominantemente, neste mercado, os bancos