Conceitos trabalhistas
No mercado altamente competitivo de hoje, uma empresa pode fracassar sem aviso prévio. Mas o que vai diferenciar as empresas que tiveram sucesso das que fracassaram? Empresários vêm de todas as classes sociais: só diferem no tamanho, na cor, na idade e no sexo. Todas trabalham com um único objetivo, produzir lucros ou atingir algum bem social.
Uma vez que as organizações existem para alcançar um propósito, alguém tem que definir esse propósito e os meios para alcançá-las. Que é esse alguém? A pesquisa a seguir apresenta aos leitores a importância das funções administrativas, e como uma organização pode permanecer no mercado competitivo considerando as variáveis macroeconômicas, não esquecendo a importância do trabalho do profissional contábil.
DESENVOLVIMENTO
Gestão Social
É crescente a percepção das empresas sobre a importância da gestão social para se destacarem entre o mercado extremamente competitivo de hoje. As transformações socioeconômicas têm afetado profundamente o comportamento das organizações que até então acostumadas à exclusiva do lucro. Não que a variável lucro seja um dos mais importantes, mas hoje as empresas enxergam a questão social como um ponto a mais. Hoje, a forma que as empresas comunicam suas ações e suas ideologias pode ser um grande diferencial na construção de uma imagem positiva no mercado.
Um exemplo de projeto social: Projeto Mova Brasil da Petrobras, que tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no país entre jovens e adultos.
Em número crescente, as empresas brasileiras adotam posturas mais responsáveis face ao surgimento dessas novas exigências com o desenvolvimento sustentável, que não agride o meio ambiente e não exaure os recursos naturais não renováveis. Não somente, o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais, sociais e econômicos.
Com este modelo de gestão na qual o lucro não é o único objetivo, as organizações respeitam não só seus