Conceitos Social
Discutir a relação teórica e pratica do serviço social não e uma proposta inusitada e nem conclusiva. O desafio se instaura na própria dinâmica profissional, na medida em que por meio da elucidação das contradições existentes no movimento da ação profissional, que deixou de ser uma prática de ajuda momentânea, a prestação de serviços diretos. Para a integração das funções sociais ao nível de política e planejamento
Na atualidade os ajustes impostos ás políticas sociais no Estado capitalista por intermédio da política neoliberal, acirrada no Brasil na década 1990 tem demandado ao Assistente social uma visão critica da realidade. Anteriormente se dava como “caridade filantropia” etc. mas a implantação teórica e metodológica compreende a integração das funções do Serviço social ao nível de politica e planejamento desenvolvimento da profissão que tem como código de ética a defesa e resgate da dignidade humana, que luta pelo fim das opressões e descriminações de qualquer que seja sua condição. O Serviço Social lida diretamente com as expressões da questão social (expressões da realidade criadas pela desigualdade capitalista)
A profissão como Assistente social tem formação para trabalhar em diferentes áreas; órgãos da administração publica e privada, empresa das organizações da sociedade civil, com políticas sociais na área da saúde habitação, educação, assistente jurídica, dentre outros a principio normalmente são inseridos nos órgãos publico e privados, como estagio, ou contrato trabalhista colocando os em pratica a teoria, adotada em escolas e escolas acadêmicas do serviço social, profissão ganha com muito esforço luta e determinação.
A inserção do marxismo no Serviço social ao nível acadêmico e algo consolidado e amadurecido, mas com tudo, é comum encontrar desconhecimento e imprecisões quanto ao Marxismo e ate mesmo justificarem uma completa ausência de reflexão teórica e critica no âmbito profissional.
O