Conceitos sobre as cidades gregas
CONCEITOS SOBRE AS CIDADES GREGAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CONCEITOS SOBRE AS CIDADES GREGAS
2013 Caracterização da cidade grega
A organização das cidades gregas tinha como base a pólis, que eram as cidades-estado, divididas em astu ( cidade baixa) que era a parte comercial e onde ocorriam as relações civis, e a acrópole (cidade alta), onde ficam o templo dos deuses e onde os cidadãos podiam se abrigar como um último recurso de defesa.
•Acrópole A acrópole é a parte alta da cidade, é nela onde são construídos os templos dos deuses, o palácios dos governantes e outros edifícios nobres. Era usada também refúgio e ponto estratégico, pois dali a cidade podia ser melhor defendida. A mais conhecida acrópole é a de Atenas, local onde fica o Pártenon e o Erecteu.
•Ágora Ágora era o nome dado as praças onde ficava a assembléia dos cidadãos gregos , que era o lugar onde se anunciava as decisões dos chefes e onde ocorriam os debates, e também o lugar onde ocorria o comércio.
Conceito de pólis
As pólis gregas eram as cidades-estado cercadas por muros, as principais: Atenas e Esparta. Alguns dos principais orgãos eram: O lar comum, onde haviam banquetes rituais e sacrifícios, o lar comum era consagrado ao deus protetor da cidade, o conselho (bulé) dos nobres e funcionários representantes da assembléia, e a ágora. A pólis possuía três divisões: A pública ( onde haviam as reuniões políticas, comerciantes, teatros,etc.), a sagrada ( onde ficavam os templos dos deuses) e a privada ( onde ficavam as moradias).
• Atenas Atenas foi a principal pólis grega, surgiu na planície central da Ática,região cercada por vários montes. Os passos que haviam entre os montes, possibilitaram uma conexão com as regiões vizinhas. Na acrópole de Atenas existiam alguns conjuntos de templos, o mais famoso deles, o Pártenon. Além disso a cidade possuía um