Conceitos - Segurança da Informação
Professor: Thiago Waltz
Segurança da Informação
a)
Princípios
Confidencialidade: propriedade que limita o acesso a informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação.
Integridade: propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição).
Disponibilidade: propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação.
Autenticidade: Entende-se por autenticidade a certeza absoluta de que um objeto (em análise) provém das fontes anunciadas.
Irretratabilidade (não-repúdio): Impossibilidade de negar a autoria em relação a uma transação anteriormente feita. Garantia de que a informação não será negada. b)
Ameaças
Ambientais e Defeitos de Hardware: Inundações, incêndios, panes elétricas. São as situações onde não há como prever a ocorrência. Para minimizar os danos causados recomenda-se utilizar as técnicas de cópias de segurança ou backup.
Hacker: Usuário que modifica softwares e hardwares com o intuito de aprimorálos ou disponibilizar novas funcionalidades;
Cracker: Usuário que se utiliza de códigos maliciosos para obter informações privilegiadas, causar danos ou adquirir recursos.
Desatualizações: Programas desatualizados podem apresentar brechas de segurança que podem ser utilizados por hackers ou crackers.
Usuários: Usuários descontentes (com intenção de causar danos) ou usuários leigos (falta de conhecimento técnico) podem levar os sistemas a falhas de segurança. Spam:Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial,