Conceitos: reta, semi-reta, ponto, linha, plano, coordenada e aresta
EMANUELA FERNANDA DOS SANTOS PINTO
CONCEITOS: RETA, SEMI-RETA, PONTO, LINHA, PLANO, COORDENADA E ARESTA.
AGOSTO 2012
Reta
Uma reta é o resultado da deslocação de um ponto segundo uma determinada lei. É uma linha infinita e que tem uma única direção. Para formarmos uma reta precisamos de no mínimo dois pontos. A reta é representada por letras minúsculas (a, b, .... , r, s, t, .....,z), e em suas extremidades temos setas, pois a reta é infinita para os dois sentidos. [pic]
[pic]
Semi-reta
Ao fixar-se um ponto sobre uma reta, esse ponto a divide em duas partes iguais, transformando-a em duas semi-retas de mesma origem e sentidos opostos.
[pic]
Ponto
A Geometria é a Ciência da extensão. O espaço é extenso sem interrupção e sem limite. Um lugar concebido sem extensão no espaço chama-se Ponto. O ponto não tem dimensão.
[pic]
A marca de uma ponta de lápis bem fina no papel dá a idéia do que é um ponto. Toda figura geométrica é considerada um conjunto de pontos. O ponto é representado pela interseção de duas pequenas linhas e nomeado por uma letra maiúscula.
[pic]
Linha
Entidade geométrica com uma dimensão (comprimento) e com formas diversas.
[pic]
Plano
É uma superfície, a qual é formada por um número infinito de retas, o que torna o plano uma superfície infinita, portanto não possui curvatura. Tem duas dimensões (área), portanto, não tem espessura. Em desenho na prática usamos na verdade segmentos de plano, formados por segmento