Conceitos inicias de psicologia
Inato\Adquirido- Dicotomia em que inato corresponde ao comportamento determinado pela hereditariedade, e adquirido pelas aprendizagens (meio).
Método Experimental- método que Watson utiliza para explicar e compreender o comportamento humano.
Hipótese- explicação possível em que o experimentador procura estabelecer uma relação de causa e efeito entre dois tipos de factos.
Variável dependente\Independente- dependente é a variável que o investigador pretende avaliar, e depende da variável independente. A independente é a variável que integra um conjunto de factores, condições experimentais que são manipuladas e modificadas pelo investigador.
População- População é o termo que define todos os indivíduos que pertencem a um dado grupo.
Amostra- Uma parte escolhida da população que a representa.
Grupo Experimental- o grupo o que é sujeito às mudanças da variável dependente.
Grupo de Controlo- experimenta as mesmas condições do grupo experimental, menos na variação da variável independente. Este é utilizado como modelo padrão de comparação, que permite verificar o efeito da variável independente no grupo experimental.
Variáveis Parasitas- as variáveis que o experimentador não considera na hipótese.
Mecanismo de defesa do eu- são processos subconscientes que procura solução para conflitos não resolvidos ao nível da consciência.
Libido- segundo Freud, constitui a energia psíquica que alimenta as pulsões da fome, sexo, agressão e impulsão irracionais. Energia inata que nos motiva e possibilita sobreviver.
Atos falhados- esquecimentos, lapsos e erros de linguagem, leitura ou audição do analisado, segundo Freud seriam desejos recalcados.
Associação livre de ideias- método psicanalítico, em que o analisado diz tudo o que sente e o que pensa, sem omissão, mesmo que lhe pareça sem importância, desagradável e\ou absurdo.
Estadio genital (puberdade) - O estádio genital é um período em que conflitos de estádios anteriores podem ser