conceitos informatica
Hardware: é parte “física” do computador, o conjunto de hardware (memória, HD, processador etc.) é que gera o funcionamento do “PC”.
Microprocessador: é cérebro do computador, portanto realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador.
Memória Principal: são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, RAM e ROM
Memória Secundária: Também conhecidas como “memórias de armazenamento em massa”, serve para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. EX: HD, memórias flash.
Algoritmo: Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas utilizadas na computação para a programação.
Dado: São informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador.
Informação: Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados.
Sistema Operacional: é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema.
Protocolo: é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. Podendo ser executado pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.
Intranet: é uma rede de computadores privada de uso exclusivo de um determinado local. Ex: a rede de uma empresa, que só pode ser acessada por seus usuários ou colaboradores internos.
Transistor: é um componente