conceitos importantes em uma negociação
-Para Steele, Murphy e Russill (1991), os negociadores empregam cinco conceitos básicos para realizar seu movimento: acordo, barganha, coerção, emoção e raciocínio lógico. Os autores descrevem que acordo e barganha são considerados como meios “honestos” de se chegar ao fechamento do negócio.
Já, coerção, emoção e raciocínio lógico são considerados conceitos “desleais” ou “manipulatórios”.
-Segundo Junqueira (1991), a negociação é um processo contínuo que começa com a preparação (antes do encontro das partes), desenvolve-se (encontro das partes) e continua com o controle e avaliação (após o encontro das partes), até a próxima negociação (se houver), conforme as sete etapas a seguir.
- “Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa". (Sparks, 1992) http://www.disaster-info.net/lideres/portugues/brasil%2006/Material%20previo/ValterZanNegoc.pdf Passo 2
1
Quando pequeno, tinha um pequeno desejo de ter um vídeo-game, que na época era a sensação do momento, pois meus amigos tinham e eu ainda não.
Foi ai que propus a meu pai, que me ajudasse a comprar este produto, pois, tinha 50% do valor necessário para a compra e prometi a ele que devolveria o valor dado a mim. Foi assim que ele soube negociar de forma mais agradável para mim e para ele.
Minha casa precisava de uma pintura, e ele, a contratar um pintor para efetuar a questão. Já que lhe faltava tempo e sobrava para mim (Filho), me propôs fazer a pintura da casa em troca do dinheiro a mim entregue.
Em minha opinião foi uma negociação onde as duas partes da história saíram ganhando, tratando assim de uma negociação Ganha-Ganha.
2
Eu considero uma negociação com a família uma negociata fácil, pois por já ter um vínculo próximo talvez você tenha uma forma de pagamento acessível e um prazo maior para