Conceitos Hist Ricos
História:
É a ciência que estuda a ação do homem no tempo e no espaço.
Tempo:
O conceito de tempo vem evoluindo ao longo da história. Pode-se dizer que dependendo em que área se está trabalhando o tempo assume uma definição rígida distinta.Na história o tempo é visto no natural envolvendo as ações independente da vontade do homem e no social englobando as ações registrada pelo homem depois de observar o tempo natural.
Documento:
Qualquer base material que sirva para a expansão do pensamento humano e que esteja disponível para estudo ou observa.Exemplos: manuscritos, impressos, representações gráficas ou figurativas, espécies de museu, etc.”;
monumento:
O conceito de monumento histórico engloba, não só as criações arquitetônicas isoladamente, mas também os sítios, urbanos ou rurais, nos quais sejam patentes os testemunhos de uma civilização particular, de uma fase significativa da evolução ou do progresso, ou algum acontecimento histórico. Este conceito é aplicável, quer às grandes criações, quer às realizações mais modestas que tenham adquirido significado cultural com o passar do tempo.
Escola dos Annales: foi um movimento historiográfico surgido na França, durante a primeira metade do século XX.A proposta inicial do periódico era se livrar de uma visão positivista da escrita da História que havia dominado o final do século XIX e início do XX. Sob esta visão, a História era relatada como uma crônica de acontecimentos, o novo modelo pretendia em substituir as visões breves anteriores por análises de processos de longa duração com a finalidade de permitir maior e melhor compreensão das civilizações das “mentalidades
Nova Esquerda Inglesa
São movimentos políticos de esquerda surgidos em vários países a partir da década de 1960. Eles se diferenciam dos movimentos esquerdistas anteriores que haviam sido mais orientados para um ativismo trabalhista, e adotam uma definição de ativismo político mais ampla, comumente chamada de ativismo social.