CONCEITOS GERAIS de Farmacologia
Farmacologia
Farmacologia é a ciência que estuda, medicamentos ou substâncias capazes de alterar funções ou estruturas do organismo vivo.
Droga
É qualquer substância simples ou composta de origem variada, com diferentes fins (terapêuticos ou não) que administradas no organismo vivo, em pequenas quantidades não atue como alimento, mas que produz alterações somáticas ou funcionais.
Medicamento
É uma droga ou preparação de drogas que atuando no organismo vivo produz efeitos benéficos. Pode ser definido como produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou preparado com a finalidade curativa, profilática, paliativa ou de diagnóstico.
Remédios
Conjunto de ações que produzem no organismo vivo ações benéficas. Remédios são: chás, dietas, fisioterapia, atividade física, medicina alternativa.
Farmacocinética: é definida como o estudo quantitativo do desenvolvimento temporal dos processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos. Sendo que:
1. Absorção: A absorção é a passagem de substâncias do local de contato, que pode ser um órgão, a pele, os endotélios, para o sangue.
2. Distribuição: é a passagem que ocorre da corrente sanguínea para líquido intersticial e intracelular.
3. Biotransformação: a biotransformação submete o fármaco a reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado. É a preparação para excreção, que ocorre geralmente no fígado para que, ao passar pelos túbulos renais, o fármaco não seja reabsorvido.
Farmacodinâmica é o estudo das ações e efeitos dos fármacos no organismo, bem como seus mecanismos de ação. O termo “ação” se refere às alterações bioquímicas ou fisiológicas que modificam as funções celulares. Efeito ou resposta é consequência da ação, observada no paciente que utilizou o fármaco. Sendo assim, a resposta decorrente da ação é o efeito do medicamento! Um fármaco pode modificar a função das células ou a taxa de sua função, mas não tem