Conceitos geograficos
A ciência geográfica se consolidou como uma disciplina que tem como objeto o estudo das relações entre o homem e o meio (natureza) se concentrando no estudo do espaço geográfico. Mesmo com toda dificuldade teórico-metodológica, a solidificação da Geografia como disciplina científica, exigiu-se uma construção de um sistema de categorias e conceitos particulares, com o objetivo de formular um conceito prévio de parcela da realidade. Sendo assim, com base em referências da ciência geográfica, defina os conceitos abaixo:
Espaço
O conceito de espaço, segundo Sposito (2004), esteve durante um longo período desvinculado do conceito de tempo. A geografia ficava responsável pelos estudos espaciais e a historia se preocupava efetivamente com o tempo. Depois de estudos de Albert Einstein referentes à relatividade na física, espaço e tempo não podem mais ser analisados separadamente.
Na análise de Santos (1986), um dos geógrafos mais comprometidos com a discussão, o espaço deve ser considerado como um conjunto de relações realizadas através de funções e de formas que se apresentam como testemunho de uma história escrita por processos do passado e do presente. É resultado da ação dos homens sobre o próprio espaço intermediados pelos objetos naturais e artificiais. Nesse ponto, a técnica também é importante, pois é através dela que o homem produz e transforma o espaço.
Lugar
De acordo com Cavalcante (1998), na perspectiva da geografia humanística o lugar é o conceito chave, compreendido com o espaço vivido. É onde a vida se realiza, está carregado de afetividade e significado. A perspectiva humanística é desenvolvida sobre bases teóricas da fenomenologia, que tem percepção do sujeito sobre o objeto a principal referência. Assim, lugar é estudado a partir das relações e ligações subjetivas estabelecidas entre o sujeito e o espaço.
Para Tuan (1980), o espaço é mais abstrato que o lugar, o que começa como espaço indiferenciado, transforma-se em lugar à