Conceitos Fundamentais
Esta atividade é importante para desenvolver habilidades de análise e raciocínio crítico, especialmente para refletir sobre a questão da socialização e dos papéis sociais.
Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão à família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.
Considerando a família como o principal agente de socialização e avaliando as suas características, colocando-a como a base estrutural de ingresso para sociedade, tendo como base o universo cultural que já conhecem e o transmitindo de pai para filho os valores que aprenderam, as normas, os costumes, partindo da base intitulada “família”, a escola passa a experiência de lidar com algo diferente, neste caso, uma grande organização, onde o individuo passa por experiências novas bem diferentes das em encontradas no núcleo familiar, criando a sua própria personalidade.
Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.
Neste processo, o individuo aprende desde a infância o modo de vida da sociedade, auxiliando-o no processo de se tornar um individuo e um membro do grupo que se encontra. A socialização não passa de um processo cultural, na qual, se aprende maneiras de agir, pensar e sentir. Tendo com principais agentes, a família, a escola, meios de comunicação em massa, etc.
Pessoas que nasceram dentro de um grupo, constituirão indivíduos com traços sociais compartilhados de outros membros pertencentes a este grupo, que os permitirá sua aceitação dentro do