Conceitos energeticos
Energia, no contexto da sociedade humana, geralmente é a denominação dos recursos energéticos, e muito frequentemente refere-se normalmente a substâncias como combustíveis e eletricidade.
Energia Renovável
A energia renovável é aquela que provem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são renováveis. As energias renováveis são consideradas energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.
Energia Não-Renovável
Recursos energéticos não-renováveis são aqueles que, quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil.
Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energias renováveis.
Biomassa
Biomassa é o termo que define os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os combustíveis fósseis, mesmo estes também sendo derivados da vida vegetal ou animal. Isso se deve ao fato deles serem resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem, enquanto a biomassa é resultado de um processo imediato. Por conta desses fatores a biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não. A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são