Conceitos em gerenciamento de projetos
MPA-GP – MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO – GESTÃO DE PROJETOS
Conceitos em Gerenciamento de Projetos
Prof. Dr. Roque Rabechini Jr.
Prof. Dr. Milton Freitas Chagas Jr.
Rubens Carlos de Jesus Filho
RA: 611100193
RESENHA
Identificação: Aula 2
Parte I – Construindo Competências para Gerenciar Projetos: Teoria e Casos – Marly Monteiro de Carvalho e Roque Rabechini Jr. CAP. 1 e 5 Serão abordados, no Cap.1, o conceito de projeto, suas características e peculiaridades de seu gerenciamento e, no Cap.5, os processos e suas áreas de conhecimento, além de considerações sobre o ciclo de vida em projetos.
Capítulo 1, o que é projeto?
Gerenciar projetos faz parte de nossas vidas costumeiramente, mesmo que não percebamos. Fazemos isso em busca de um novo emprego, uma certificação, uma viagem de negócios ou de lazer, entre outros. Entretanto, nem sempre conseguimos realizar estes projetos com sucesso, pois, podemos ser surpreendidos com o tempo, os recursos monetários, disponibilidade e empenho e acabamos por priorizar, adiar ou abandonar um ou outro, além de, algumas vezes, fracassarmos durante a execução por falta de recursos, negociação ou comprometimento. Nas empresas, isto também ocorre, mas, com menos intuição e mais estrutura.
Existem muitas definições de projeto e uma das mais utilizadas é:
“Um projeto é uma organização de pessoas dedicadas que visam atingir um propósito e objetivo específico. Projetos geralmente envolvem gastos, ações ou empreendimentos únicos de altos riscos e devem ser completados numa certa data por um montante de dinheiro, dentro de alguma expectativa de desempenho. No mínimo, todos os projetos necessitam de ter seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas” (TUMAN, 1983).
Conforme apontado no texto acima, todo projeto tem um começo e fim definidos, mas, isso não quer dizer que tenha curta duração. Eles podem ter uma duração de semanas