Conceitos do desenvolvimento territorial e sua evolução
O desenvolvimento territorial deve ser encarado como um processo complexo de mudanças, e transformações de ordem política, econômica e principalmente, humanas e sociais.
Procura-se discutir a relação entre desenvolvimento e industrialização, assim como o conceito de desenvolvimento humano. O desenvolvimento da indústria e o crescimento dos padrões de consumo têm levado a humanidade a refletir sobre a vida que leva.
Satisfazer e suprir as necessidades humanas é o principal objetivo de desenvolver. Nos países em desenvolvimento, há necessidades básicas de grandes números de pessoas como: alimento, roupas, habitação e emprego que não estão sendo atendidas. Além dessas necessidades básicas, as pessoas também esperam uma melhor qualidade de vida.
Em um mundo onde a pobreza e a injustiça são pares, para que haja um desenvolvimento sustentável, é preciso que todos sejam atendidos as suas necessidades básicas e lhes sejam proporcionadas oportunidades de ter uma vida melhor, para isso é fundamental esclarecer entre o conceito de crescimento econômico e o conceito de desenvolvimento.
A ampliação do produto é importante, mas não traz por si, só desenvolvimento. Pensar em desenvolvimento é, antes de qualquer coisa, pensar em distribuição de renda, saúde, educação, meio ambiente, liberdade, lazer, dentre outras coisas que podem afetar a qualidade de vida da sociedade.
As pequenas empresas têm contribuído, de um modo significativo para o desenvolvimento territorial onde vem sendo pautada no Brasil, uma parte significativa dos empregos criados pelas pequenas e médias empresas. Neste caso a evolução no país estão sendo produtivos, bem como a importância que possuem a economia local.
Outra ação transformadora é o atendimento técnico que o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estão levando aos beneficiários do programa Bolsa Família que se formalizaram como Empreendedores