conceitos de transtorno,disturbio e sindrome
1- O que é inclusão?
A inclusão está ligada as pessoas que não tem oportunidades dentro da sociedade, independente da classe social, credo ou etnia.
Incluir significa inserir, no caso da educação dar oportunidades, criar meios para que uma criança que tenha déficit de aprendizagem ou seja necessidades educacionais especiais tenha condições de aprender para ser inserida no mundo letrado e por fim alfabetizada. Simplesmente para que seja construtora de sua própria história, conhecimento e seja além de tudo independente.
2- Como agir para incluir e não excluir?
Em primeiro ligar ter consciência de que todos somos iguais e que temos os mesmos direitos e deveres. Em segundo lugar mobilizar todos os envolvidos no processo de inclusão sejam colegas de trabalho sou de classe, o que resultara em uma parceria muito importante e significativa para quem tem necessidades educacionais especiais e seus pares; respeitar e dar condições de acesso a todos os materiais, impor as mesmas responsabilidades à todos, ressaltar todas as qualidades destacando sempre as habilidades e potencialidades de cada um dentro de sua individualidade.
Portanto, não devemos excluir, o que levará o sujeito a uma ruptura do sistema que levará a uma integração pela concessão, pois a verdadeira inclusão é para todos.
3-Explique os paradigmas discutidos no filme e descritos no texto. Os paradigmas apontados no texto e retratados no filme apontam para uma sociedade que visa mudança no sistema educacional, porém esbarra em barreiras educacionais e nas legislações impostas. Outro paradigma a ser quebrado é a do papel do professor o qual tem uma situação lhe sendo imposta a qual muitas vezes não consegue identificar a que grupo de necessidade seu aluno pertence. Assim como o filme, o texto ainda aponta para uma sociedade utópica a qual se vê segregando os deficientes da sociedade para o ambiente escolar sem que a comunidade onde será inserido