Conceitos de tercerização
A terceirização originou-se nos Estados Unidos, logo após a eclosão da segunda Guerra Mundial, pois as indústrias bélicas tinham que se concentrar no desenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar algumas atividades a empresas portadoras de serviços.
O tema "terceirização" trouxe á tona, de uma forma bastante ampla, a discussão sobre administração, seus conceitos, funções e, principalmente, a sua capacidade de influenciar a sociedade empresarial. Caracterizada como um processo de gestão, que se implementa através de uma abordagem estratégica, a implantação da terceirização se reveste de uma verdadeira revolução na dinâmica das relações entre as empresas, no emprego da qualidade e na minimização de custos. * Mas o que é terceirização?
Terceirizar é o ato de transferir atividades não essenciais da empresa para serem executadas por terceiros, concentrando, dessa forma, suas energias na atividade-fim. A atividade não essencial da empresa passa a ser atividade essencial na terceirizada, donde se conclui que, sendo nesta sua atividade principal, certamente fará com melhor qualidade e produtividade. * Tipos de terceirização
Terceirização de primeira etapa
É uma das formas mais comuns e antigas da terceirização. Consiste na aquisição de matéria-prima e insumos industrializados por terceiros, para compor o produto final da empresa. Exemplos:
Fábrica de tintas, que adquire o pigmento fabricado por terceiros
Fábrica de móveis que obtém o compensado de madeira, a cola e o verniz já industrializado por terceiros, as peças pré-cortadas.
Terceirização etapa intermediária
É quando o terceiro intervém na atividade-meio do tomador dos serviços, executando o seu trabalho nas instalações deste ou não. É a terceirização dos chamados serviços, tais como: limpeza, vigilância, manutenção, alimentação e outros.
Terceirização etapa final
É quando a empresa franquia á outra a comercialização do seu produto. Exemplo: