conceitos de sociedade brasileira com as políticas e estratégias organizacionais
O presente trabalho tem como objetivo relacionar os conceitos de sociedade brasileira com as políticas e estratégias organizacionais, através do estudo de caso de uma multinacional.
Como base teórica, foi utilizado o texto “Pensamento Social no Brasil” de Octavio Ianni, um dos principais intérpretes da nossa sociedade em seus aspectos históricos, culturais, sociológicos e antropológicos. O texto tem como objetivo tentar explicar nossas culturas e problemas como a exclusão de classes populares.
Para estudo de caso utilizamos uma organização alemã do setor de indústria química e farmacêutica, e que possui filias no Brasil há 90 anos. É feito um resumo de suas práticas e cultura organizacional para que possamos relacioná-las com nossa sociedade.
Além do texto e do estudo de caso, foi utilizado o conteúdo discutido durante o curso de Gestão Estratégia ministrado na Universidade Federal Fluminense – UFF.
DISCUSSÃO DOS CONCEITOS APRESENTADOS E UTILIZADOS NA ANÁLISE
O texto escolhido pelo grupo para análise de aspectos em uma organização multinacional foi o de autoria de Octavio Ianni – Pensamento Social no Brasil -, cujo capítulo predominante é o de número três – Tipos e Mitos do Pensamento Brasileiro: Linhas e Famílias. O capítulo em questão trata das interpretações sobre o Brasil, a busca de uma fisionomia própria, uma identidade genuinamente brasileira, um modo de ser Brasil. Salienta também a exclusão das classes populares nos processos de mudança da sociedade.
A partir de alguns estudos e análises realizadas por diversos autores é possível ter um direcionamento, uma tentativa de explicar as raízes e descobrir as perspectivas do país, desenvolver uma linha de pensamento e explicações do Brasil. Essas linhas, ou famílias como também são chamadas, desenvolvem-se a partir de um ponto inicial, recriam perspectivas já existentes ou ratificam-nas.
Dentre as várias interpretações já elaboradas, sinalizamos abaixo