Conceitos De Reproducao
Neste presente trabalhos iremos falar acerca dos conceitos sobre a reprodução Isogamias, anisogamia e hermafrodita.
Neste contesto iremos abordar as definições e características de um dos tipos de reprodução.
Reprodução sexual nas plantas
As plantas (incluindo as algas) têm igualmente órgãos sexuais que produzem gâmetas, tal como acontece com os animais: o gâmeta feminino chama-se ovosfera (mas também vulgarmente designado de óvulo) e é igualmente imóvel. O gâmeta masculino chama-se anterozóide. Nas plantas que produzem flores, as angiospermas, a gónada feminina chama-se ovário (tal como nos animais) e a masculina antera. Noutros grupos de plantas, os nomes variam. Por exemplo, arquegónio nos musgos e megasporófilo nas coníferas.
O anterozóide só se liberta do grão de pólen (ou da estrutura correspondente, por exemplo, o anterídeo dos musgos) num ambiente úmido, como o estigma das angiospérmicas ou o ovário aberto das gimnospérmicas.
Reprodução
Reprodução, em biologia, refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie.
Isogamia
Reprodução sexuada em que os gâmetas que se produzem e se fecundam são semelhantes em tamanho e estrutura. Ocorre em alguns protistas, assim como em alguns protozoários e algas.
Características da Isogamia
Esse é o tipo mais primitivo de fecundação, sendo encontrado em algas clofíceas (algas verdes) e fungos. Em algas clorofíceas, há isogamia de fato, mas apenas um dos gametas formados por um dos núcleos haplóides da alga, movimenta-se em direção ao outro, embora esse tenha capacidade de movimentar-se e deslocar-se em direção ao outro. Nesse caso, embora ocorra isogamia, é mais prudente e correto chamarmos de anisogamia funcional (como ocorre com a alga clorofícea do gênero Spyrogira sp.
Anisogamia
Tipo de reprodução sexuada em que os dois gâmetas que se fundem durante a fecundação são diferentes. As duas células sexuais podem ser diferentes em