Conceitos de processo de software e linguagens de modelagem
Anderson Carlo Ribeiro Barbosa
Gestão da tecnologia da Informação – Faculdade Pan Amazônica (FAPAN)
Caixa Postal 66063-230 – Belém – PA – Brasil
andersonacrb@gmail.com,acrbcarlo@hotmail.com
Abstract. This article describes the concept of several scholars with respect to software process, and cites examples of existing processes and their modeling languages.
Resumo. Este artigo descreve a definição de vários estudiosos com o que diz respeito a processo de software, bem como cita exemplos de processos existentes e suas linguagens de modelagem.
1. Introdução
O processo de software tem vários conceitos de inúmeros estudiosos, onde todos eles de forma diferente atentam para o fato da organização e métodos, bem como as linguagens de modelagem aplicadas, e suas funcionalidades.
2. Conceitos de processo de software
Este é um tópico em que podemos encontrar muitas vertentes, abaixo seguem alguns deles com a devida explicação do que achamos a respeito:
• O processo de software segundo Sommerville [1]:
“É um conjunto de atividades e resultados associados que produzem um produto de software”
Explicação: Um cronograma de tarefas divididas entre a equipe de software responsável pelo projeto, produzindo um produto final funcional. • Processo de software segundo Jalote[7]:
“É um conjunto de atividades, ligadas por padrões de relacionamento entre ela, pelas quais se as atividades operarem corretamente e de acordo com os padrões requeridos, o resultado desejado é produzido. O resultado desejado é um software de alta qualidade e baixo custo. Obviamente , um processo que não aumenta a produção (não suporta projetos de software grandes) ou não pode produzir software com boa qualidade não é um processo adequado.”
Explicação: Entende que o software para ser produzido com qualidade e baixo custo precisa de organização nas atividades, sendo padronizado, e se o projeto fugir a esse