Conceitos de negociação
Negociação é uma arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes – a clássica solução ganha-ganha. (Kozicki, 1998)
A arte de negociar está presente na maioria dos momentos da vida, um exemplo que pode explicar é a reação de um bebê quando quer algo. A reação mais natural é o choro de um bebê chamando a atenção da mãe. A mãe sabendo que o bebê quer algo, ela supri a necessidade dele para que possa ficar em silencio e assim ela dar continuidade no que estava fazendo. Isto é uma negociação, pois o bebê queria algo, usou o choro como uma ferramenta, a mãe atendeu o que ele queria e supriu a necessidades de ambas as partes.
Para Fisher e Ury, a negociação envolve três etapas chamadas de etapas-chave. A primeira é a analise, que se refere á coleta de informações sobre o caso negociado. Na segunda etapa, a do planejamento, os agentes buscam gerar idéias e decidir o que fazer, de acordo com aos interesses mais importantes e objetivos almejados. A terceira e ultima etapa é a discussão, na qual as partes comunicam-se entre si para tentar chegar a uma acordo que satisfaça a ambos os lados. (FISHER; URY, 1985)
Em qualquer situação se devem levar em consideração as três etapas que Fisher e Ury mencionam, por exemplo, uma situação para pedir aumento de salário. Embora pareça fácil, esta situação é um exercícios que se deve utilizar o conhecimento e a arte em negociar. A primeira situação levantar dados tais como, o humor do chefe, se tem disponibilidade para uma negociação de salário, se é um dia viável para a negociação, levantar números significativos que conquistou na empresa, enfim, dados que pode influenciar na hora de negociar, Segundo passo, o planejamento, nesta etapa vai ser colocado em mente, tudo o que vai ser negociado, como vai ser negociado, as abordagens que poderá ser ocorrida e como contorná-las e