Conceitos de mrp
Ainda que , de um ponto de vista teórico, o MRP possa ser utilizado em diversos ramos da actividade , incluindo os serviços , foi nas empresas insdustriais de produção discreta , em lotes descontínuos , com numerosos componentes – metalomecânica , electrônica, mobiliário e outras – e onde a gestãode componentes e mais complexa, que se verificam maiores secussos na implementação , especialmente quando se privilegiam critérios de cumprimento de prazos de entrega e de redução de estoques . Pelo contrário , o MRP não é adequado para indústrias de processos contínuo ( siderurgias , refinarias , etc.) e também não é compensador para empresas com baixo volume de produção.
O MRP apoia-se num pacote de software para o cálculo das necessidades de materiais e de outros recursos , garantindo a sua disponibilidade no exato momento em que são necessários , nem antes ( o que significa desperdícios) nem depois ( atrasando o planeamento).
Com a utilização do sistema MRP , pretende-se melhorar a eficiência da gestão , designadamente na gestão de estoques , na atribuição de prioridades para as operações e na gestão dos recursos de capacidade .
Nos sistemas tradicionais, a aquisição de componentes