conceitos de marketing
CAPÍTULO 3
Conceitos
3.1 Cadastro
Segundo a Federation Internationale des Geometres - FIG um cadastro está, normalmente baseado em parcelas12 e atualiza o sistema de informação territorial com um registro de interesses (por exemplo direitos, restrições e responsabilidades), incluindo uma descrição geométrica das parcelas em conjunto com outros registros que descrevem a propriedade, a natureza e o controle dos interesses, tais como: dados agrícolas, dados florestais, qualidade ambiental, demografia, e freqüentemente o valor da parcela e suas benfeitorias. Pode ser estabelecido para propósitos fiscais, legais, para ajudar na administração e uso da terra e permite o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental.
A administração territorial pode ter muitos objetivos sociais e ambientais, sendo que a maioria das nações em desenvolvimento dá prioridade aos objetivos econômicos imediatos. Atualmente, formalizar e prover segurança aos direitos de propriedade da terra, através do reconhecimento público e do registro, é considerado um dos principais componentes de uma economia de mercado livre, e um passo essencial em direção a um nível de vida melhor.
O cadastro é o principal meio para prover informações sobre direitos de propriedade, provendo os setores privado e público com dados identificando as pessoas que têm interesses em parcelas de terra, informações sobre esses interesses
(por exemplo a natureza e validade dos direitos, restrições e responsabilidades) e dados sobre as parcelas (por exemplo sua localização, tamanho, benfeitorias e valor).
Tradicionalmente, o propósito do cadastro é auxiliar na taxação da terra, na transferência de bens imóveis, na desapropriação e na redistribuição da terra.
O cadastro auxilia as transações de terra complicadas fornecendo informações relevantes e ajuda a melhorar a eficiência daquelas transações e a segurança da posse
12
Parcela: parte de alguma coisa; fração, fragmento. Jurídico: cada