Conceitos De Marketing De LUCIANO
1.1 - Conceitos de Marketing
Para que se compreenda a importância deste trabalho, achou-se conveniente trazer os conceitos de Marketing, assim como, as ferramentas utilizadas pelos profissionais como estratégias para enfrentar os novos desafios. Sendo assim, diz-se que: Marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços. Neste interim, Marcos Cobra o define como: "Marketing é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar" (COBRA, 1986).
No Dicionário Aurélio encontra-se a seguinte definição: o marketing como; "conjunto de estudos e medidas que provêm estrategicamente o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor, garantindo o bom êxito comercial da iniciativa". Na mesma linha, a Associação Americana de Marketing explica o termo como a "execução das atividades que conduzem o fluxo de mercadorias e serviços do produtor aos consumidores finais".
Diante das citações, verifica-se que marketing é um conjunto de técnicas utilizadas para a comercialização e a distribuição de um produto entre os diferentes consumidores, com a finalidade de satisfazer seus desejos, exigências e poder aquisitivo. Inclui a planificação, a organização, a direção e o controle das decisões sobre as linhas dos produtos, os preços, a promoção e os serviços de pós-venda.
Considera-se que marketing exemplar seria aquele que faz a empresa se aproxima de seus clientes, criando soluções que os satisfazem melhor, utiliza estratégias criativas de relações públicas e concentra-se em fornecer produtos de alta qualidade e cria fidelidade de clientes em longo prazo. Os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.
No que