conceitos de higiene
Do francês hygiène, o termo higiene diz respeito à limpeza e ao asseio, seja do corpo como do lar ou dos locais públicos. Pode-se fazer a distinção entre a higiene pessoal ou privada (cuja responsabilidade compete ao próprio indivíduo) e a higiene pública (que deve ser assegurada pelo Estado).
A higiene também está relacionada com o ramo da medicina que se dedica à preservação da saúde e à prevenção das doenças. Neste caso, o conceito compreende os conhecimentos e as técnicas que devem ser aplicados para controlar os factores que possam ter efeitos nocivos sobre a saúde.
Por exemplo: lavar as mãos com água em abundância e sabão antes de comer é um hábito de higiene imprescindível para evitar doenças. A recente pandemia de gripe A veio reforçar ainda mais a importância desta prática de higiene para evitar o contágio.
Conceito de Educação Física
Dar uma definição precisa da educação física não é tarefa fácil. Digamos que, no âmbito académico, existem diferentes concepções e enfoques relacionados com o termo. A educação física pode ser uma actividade educativa, recreativa, social, competitiva ou terapêutica, por exemplo.
No que diz respeito ao seu lado educativo ou formativo, a educação física é uma disciplina científico-pedagógica, que se centra no movimento corporal para alcançar um desenvolvimento integral das capacidades físicas, afectivas e cognitivas do sujeito.
Posto isto, acredita-se que a educação física seja uma disciplina e não uma ciência, pelo facto de não estudar nenhum objecto em particular, mas antes por tomar elementos de diversas ciências para conformar o seu quadro de aplicação.
Quanto à questão do desenvolvimento integral do individuo, a educação física vai mais além da antiga ideia do ser humano como sendo a soma do corpo, da mente e da alma; antes pelo contrário, trabalha sobre todos os aspectos da pessoa enquanto unidade.
Conceito da Atividade Física
Com uma frequência cada vez maior damos conta que surgiram