Conceitos de Guidelines
A palavra guidelines (tradução: diretrizes), que diz respeito a um determinado conjunto de regras a respeito de um assunto. Quando se analisa guidelines em separado percebemos que guide tem significado de guia e lines de linha, portanto linhas guias no sentido dissolvido da palavra. As guidelines quando referidas a interface, tem que estar bem definidas pelo simples fato de ter a real compreensão de como trabalhar quando se desenvolve para si mesmo e como trabalhar desenvolvendo em cima de outras guidelines de empresas, sendo assim elas tem que ser bem estabelecidas com um manual de regras, para que se possam criar suas interfaces o mais agradável possível de acordo com cada empresa e suas guidelines.
As guidelines quando envolvidas com as interfaces deve ser analisada e aprofundado os estudos em cima dela, pois somente assim pode-se criar o que realmente se deseja para empresa com maior usabilidade para o usuário final. Cada empresa possui um jeito diferente de se trabalhar com guidelines, portanto tem suas exigências prévias que envolvem seus padrões de produtos ou até mesmo o padrão da empresa propriamente dita.
Pode denominar as guidelines em duas, as mais genéricas e mais restritivas, as mais genéricas possuímos por exemplo a questão do feedback do sistema para o usuário, vamos supor que um sistema esteja com um processo lento executando, neste momento o sistema deve mostrar algum ícone ou barra de carregamento para o usuário esperar até que o sistema termine de executar o processo. Já os mais restritivos define-se quando a empresa já tem os modelos de sistema definidos por exemplo com telas determinando os pixels, com cor de seus campos, etc.
A International Organization for Standardization (ISO) possui algumas normas para o desenvolvimento interativo dentre as quais destacamse: ISO 9241 Ergonomic Requirements for Office Work, with Visual Display Terminals, ISO 13407 Humancentered Design Processes for Interative Systems e ISO