Conceitos de finanças
GESTÃO OPERACIONAL FINANCEIRA
CONCEITOS FINANCEIROS
7º SEMESTRE DE ADM
Finanças
Finanças poderiam simplesmente ser definida como os bens de valor líquido ou agregado, porém, a área de finanças é muito mais ampla e dinâmica. É a arte e a ciência de administrar fundos. De uma forma ou de outra, afeta diretamente a vida de todas as pessoas e organizações financeiras ou não, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Finanças podem ser definidas como o estudo de como as pessoas alocam recursos escassos ao longo do tempo.
O termo finanças pode ser definido como “a arte e a ciência de administrar o dinheiro”. Praticamente todas as pessoas físicas e jurídicas ganham ou levantam, gastam ou investem dinheiro. Finanças diz respeito ao processo, às instituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos na transferência na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais. Gitman (2010, p. 03):
Administração Financeira
Uma das áreas de maior importância na organização é a Administração Financeira, pois ela é responsável por gerenciar os valores monetários da empresa, fornecer informações sobre a situação financeira em que a empresa se encontra e auxiliar na tomada de decisões gerenciais.
Administração Financeira (A.F.) é a área da administração que cuida dos recursos financeiros da empresa (...) Isto significa que a A.F. procura fazer com que os recursos financeiros sejam lucrativos e líquidos ao mesmo tempo (...). Na realidade, estes são os dois objetivos da A.F.: o melhor retorno possível do investimento (rentabilidade ou lucratividade) e a rápida conversão em dinheiro (liquidez) (...).Chiavenato (1990, p.11) Por sua vez, Zdanowicz (2004, p. 33) corrobora com esta afirmação ao expor que “a administração financeira tem por finalidade não somente manter a empresa em permanente situação de liquidez, como também propiciar condições para a obtenção de lucros que