Conceitos De Filosofia E Mitologia
Gabriel Endrizzi Henrique Ferla
O QUE É FILOSOFIA?
Uma das formas mais fáceis de responder é dizer que a filosofia é aquilo que os filósofos fazem, indicando textos de Platão, Aristóteles, Descartes, Hume, Kant, Russell, Wittgenstein, Sartre e de outros filósofos famosos.
Filosofia “amor à sabedoria” é o estudo de questões fundamentais direcionadas à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar essas questões, a filosofia se distingue da mitologia e da religião destacando-se em argumentos racionais. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual e as experiências de pensamento.
Um filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. A filosofia foca questões da existência humana, mas diferente da religião, não tem fundamento na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, pode ser dita como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente.
Ao nascermos, o mundo é o nosso primeiro alvo de investigação. Por isso, os primeiros filósofos se interessaram em decifrar os mistérios da realidade que nos cerca. Escapando de explicações de ordem fabulosa, a Filosofia vai buscar os nexos causais que estão na origem dos fenômenos.
A Filosofia surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C. a Grécia era um centro cultural importante e recebia influências de muitas partes do mundo. Assim, o pensamento crítico começou a florescer e muitos indivíduos começaram a procurar respostas fora da mitologia grega. Essa atitude de reflexão que significou buscar o conhecimento concretizou o nascimento da Filosofia.
PARA QUE FILOSOFIA?
A filosofia como as ciências, as artes e as religiões ajuda e serve para compreender melhor o mundo, os outros e nós mesmos.
A filosofia ajuda-nos a perceber o porquê das coisas. Não basta ter um conhecimento técnico e especializado, é preciso ter