Conceitos de engenharia de software
Por: Gustavo Silveira
Lista 1
1 - O que é engenharia de software?
Engenharia de software é o conjunto de conhecimentos científicos, técnicas, processos e ferramentas aplicáveis na criação, aperfeiçoamento e implementação de softwares com qualidade.
2 – Discuta sobre o mito “possuo as ferramentas mais atuais da engenharia de software e os melhores computadores”.
Ferramentas não realizam atividades, pessoas sim. Logo, é o profissional qualificado, possuidor do conhecimento e da técnica, que será capaz de utilizar as ferramentas adequadas e agregar características de qualidade aos processos de desenvolvimento do software.
3 – Um software em produção evolui? Justifique sua resposta.
As empresas e suas regras de negócios estão em constante evolução, buscando sempre a adequação dos produtos e serviços às necessidades dos clientes. Essas melhorias refletem diretamente nos sistemas que atendem a empresa, logo o software, mesmo em produção, também precisa estar em constante evolução.
4 – Quais são os fatores de insucesso no desenvolvimento de produtos de software?
Os prazos e custos estimados para o desenvolvimento de um sistema raramente se cumprem. A produtividade da equipe desenvolvedora pode não alcançar as expectativas. E há uma grande dificuldade por parte do usuário ou cliente em descrever, de forma clara e eficiente, os requisitos a serem atendidos pelo software. Essa dificuldade pode gerar falhas de comunicação que resultam em retrabalho e consequentemente no aumento do tempo e dos custos de desenvolvimento.
5 – O que fez surgir a crise do software?
Desenvolvedores trabalhando de forma individualizada, ou seja, sem padrão nos processos e sem devida documentação para orientar o desenvolvimento e a continuidade dos sistemas. A falta de controle das versões e evoluções do software. A precariedade na comunicação entre diferentes equipes envolvidas em um mesmo projeto. Desenvolvimento sem preocupação